Quais são os vários tipos de sites?
Os três primeiros têm muito pouco a ver com Small Business, então vamos acelerá-los. Os números três, quatro e cinco podem ser muito úteis para pequenas empresas. Os últimos três são essenciais para pequenas empresas.
1. Pessoais
Seu provedor de serviços de Internet pode oferecer espaço de servidor gratuito para você criar seu próprio site onde você pode incluir algumas fotos familiares e um diário on-line. Normalmente, estes terão um endereço da Web (URL) que se parecem com isto: www.seu-provedor.com.br/~seu-nome-usuario/. Este tipo de site é útil para uma família, adolescentes, avós, etc., para se manterem em contato uns com os outros. Este tipo não é aconselhável para uma pequena empresa porque o URL não é amigável a buscadores e as capacidades limitadas do servidor pode não ser suficientemente sofisticadas para um site de pequenas empresas.
2. Compartilhamento de Fotos
Estes tipos de sites estão crescendo a passos largos. Existem sites como Flickr.com, Google Fotos, Instagram e outros. Pode existir mais de uma centena desses sites que oferecem compartilhamento de fotos gratuito pago pela publicidade on-line. Além disso, muitas câmeras digitais e impressoras de fotos agora vêm com o software que além de permitir cria apresentações de slides de fotos digitais também publicam tudo direto na web. A maioria dos smartphones tem aplicativos para realizar os mesmos fins.
3. Escritores / Autores
Os sites de escritores e autores fazem parte do que é conhecido como Writer (Plataforma de Escritores) ou Author’s Platform (Plataforma de Autores) no negócio editorial. A plataforma geralmente inclui, um site, uma presença no Facebook, blog, conta do Twitter e uma lista de discussão. Muitos editores vão perguntar, a um potencial cliente, sobre sua plataforma. Em outras palavras, “Se publicarmos seu livro, qual o tipo de base de leitores que você já possui, quantos são potencias compradores da sua nova publicação?”. Um site de escritores inclui uma biografia, um catálogo de livros e obras publicadas, talvez trechos de alguns trabalhos, links para publicações em sites como Amazon.com, um link para o blog do escritor, comentários e comentários sobre as publicações do autor. Este tipo de site é usado para construir uma base de seguidores para futuras publicações.
4. Construção Comunitária
São sites sociais, fórum e de compartilhamento.
Esses sites criam comunidades on-line de pessoas que querem interagir com outras pessoas socialmente ou conhecer pessoas que compartilham seus interesses. O site mais conhecido deste tipo é provavelmente o FaceBook. Há também Linkedin, e não esqueçamos o MySpace apenas para mencionar alguns.
Para compartilhar e discutir interesses mútuos, existem fóruns on-line para praticamente qualquer assunto que você possa pensar. Sites do Fórum podem ser uma ótima fonte de informações e ajuda para a pessoa das pequenas empresas. Tenho certeza de que existe um fórum dedicado ao seu tipo de negócio.
Provavelmente você deve saber que existem muitos sites “híbridos”. O compartilhamento de fotos e outras formas de compartilhamento em sites também podem ser considerados sites de construção de comunidades, como os blogs, sites de namoro e muitos outros.
5. Dispositivo Móvel
O uso de dispositivos móveis (telefones inteligentes (smathphones, tablets, relógios, etc.) tornou-se onipresente. Um problema dos sites antigos é que os padrões são difíceis de serem vistos, e alguns demoram muito tempo para carregar nestes dispositivos com suas pequenas telas e conexões sem fio. Os sites cujas páginas são mais estreitas em largura e ocupam menos largura de banda funcionam muito melhor para dispositivos móveis. Existem sites que se adaptam a dispositivos móveis, são os chamados sites responsivos que podem ser considerados “mobile friendly”.
Uma nova designação de domínio foi criada para identificar sites que são “mobile friendly (amigáveis a dispositivos móveis)”, que na teoria são direcionados exclusivamente para funcionar em dispositivos móveis. A terminação é .mobi, como em www.seusite.mobi.
6. Blog
As pessoas fizeram da Web o seu lugar de pensamentos, ideias e usaram blogs, diários, revistas ou editoriais on-line, para expor tudo. Os blogs assumiram a internet. O proprietário de um blog logará diariamente, semanalmente ou sempre, e escreverá sobre o que está acontecendo em suas vidas ou negócios, ou eles podem comentar sobre qualquer assunto que acharem relevante. Qualquer pessoa pode ter um blog e permitir que seus pensamentos sejam lidos por qualquer um no mundo que tenha acesso online.
7. Informativo
Um importante site informativo é wikipedia.org, a enciclopédia online. E é único, porque permite que os membros contribuam e editem artigos.
A sua empresa pode querer compartilhar ou vender informações, um site informativo seria ideal. Suponha que você tenha um negócio de paisagismo. Você poderia criar um site que liste plantas com suas definições e instruções de plantio e cuidados. Isso seria útil, e você usaria isso para levar as pessoas ao seu site. Você poderia fazer um site “híbrido”, adicionando um recurso de comércio eletrônico, um fórum ou mesmo compartilhamento de fotos.
8. Institucional
Utilizado por instituições comerciais, com a finalidade de divulgar a empresa e as informações sobre a marca e os produtos ou serviços (fotos, descrições etc.). As fundações sem fins lucrativos o utilizam para a divulgação dos trabalhos e dos eventos.
9. Diretório
Assim como usávamos as Páginas Amarelas impressas em listas telefônicas para encontrar serviços e empresas, hoje temos diretórios de sites. Os diretórios podem ser dedicados a um determinado tópico ou indústria, ou podem abranger áreas geográficas. Os motores de busca, como o Google.com e o Yahoo.com, podem ser considerados diretórios, mas, como seus bancos de dados são tão grandes, em vez de procurar em ordem alfabética, entra um termo de pesquisa no campo de pesquisa.
10. Comércio Eletrônico
Já ouviu sobre o Americanas, Submarino, Extra, Amazon? São todas grandes “lojas” de comercio eletrônico. Mas você não precisa ser um Amazon para vender seus produtos on-line. Existem milhões de pequenas empresas que usam seus sites de comércio eletrônico para vender seus produtos pela Internet. Qualquer coisa que possa ser vendida em uma loja de tijolos e argamassa pode ser vendida online, com muito menos sobrecarga.